. OUTUBRO ROSA: PREVINA-SE



A campanha Outubro Rosa, de conscientização contra o câncer de mama, é realizada por diversas entidades. Entre os temas, está a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. O nome da campanha remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Durante outubro, monumentos por todo o país se iluminam de rosa. 

Existem várias maneiras de se prevenir, e elas tem se tornar um habito. A mais comum é o auto exame, pois ninguém conhece o seu corpo melhor que você, ele deve ser realizado pelo menos uma vez por mês. Praticar exercícios desde criança auxilia na prevenção, já que os exercícios são capazes de reduzir os níveis de estrógeno, hormônio relacionado ao risco de câncer. A prática de exercícios também diminui o estresse e ajuda no controle do peso, fatores que também influenciam no desenvolvimento de câncer de mama. Amamentar também é importante, pois quando a mulher amamenta, ela estimula as glândulas mamárias e diminui a quantidade de hormônios, como o estrógeno, da sua corrente sanguínea. E é claro, faça a mamografia. Realizar esse exame anualmente em idade adequada pode reduzir a morte por câncer de mama em até 30%.

Geralmente o câncer de mama não apresenta sintomas no início. Por isso, se deve sempre ficar de olho com qualquer mudança nas mamas, seja aparecimento de caroço, manchas na pele ou saída de liquido do bico da mama. E ao contrário dos que muito pensam, a dor mamária é um sintoma muito comum das mulheres, mas raramente esta associada ao câncer de mama. A dor das mamas geralmente possui causas ligadas a alterações hormonais ou emocionais.

Apesar da doença atingir em sua grande maioria mulheres, fique de olho, pois homens também podem desenvolve-la. Fique atenta e conheça bem seu corpo, pois o diagnóstico precoce salva vidas! E aí? Já está por dentro da campanha? Realiza o auto exame? Me conte nos comentários, vou adorar saber.

Nenhum comentário

Postar um comentário